Muita gente participa, mas também tem dúvidas sobre como funciona o combinado das enquetes que ajudam a definir a programação do CineMaterna. Pensando nisso, montamos um passo a passo para ajudar a compreender todo o percurso: 

(1) A cine-semana do CineMaterna é sincronizada com a cine-semana dos cinemas parceiros. Ela começa toda quinta-feira e vai até a quarta da semana seguinte. 

(2) A programação sempre fecha às quarta-feiras, enviamos os avisos às quintas-feiras e atualizamos no site. Então dá tempo de sobra para se programar para as sessões.

(3) As enquetes da próxima cine-semana também abrem todas as quintas-feiras. Ficam aguardando o seu voto até o domingo. 

(4) O que entra em enquete depende de vários critérios. O filme não ser de terror, nem pancadaria ou violência explícita. Também precisa estar em cartaz naquele cinema, e sempre no primeiro horário do dia. Preferencialmente que não seja 3D, porque é uma coisa a mais pra conciliar com a bolsa, o sling, o nenê e a telona. 

(5) Na segunda-feira, com as enquetes fechadas, enviamos os resultados aos cinemas. Se o filme vencedor não ganha com uma boa diferença, pelo menos 70% dos votos, enviamos também o segundo e/ou terceiro e/ou quarto etc mais votado. 

(6) Pode acontecer de o filme vencedor não ter entrado ou já ter saído de cartaz. Ou, se ele continua sendo exibido naquela sala de cinema, em sessões que não são CineMaterna, pode ser que o horário não combina com o do CineMaterna. 

(7) De segunda até quarta-feira, segue a negociação com os cinemas. Nesse tempo, conhecendo outras preferências das famílias, os cinemas podem escolher o título que não exija o cancelamento de outra sessão, o mais próximo de 14h. 

(8) Até a quinta-feira a gente confirma todas as sessões e abre novas enquetes para a cine-semana seguinte.